terça-feira, 22 de março de 2016

[Tag #Escrita] Prática X Inspiração

Hey, pessoas!
No meio do meu artigo, dos trabalhos da faculdade e agora dos estágios (sim, vão começar, iupi...) acho que vou ficar vindo cada vez menos no blog por um tempo, é uma maratona séria de leituras e pesquisas, resumos e reescritas para que esse artigo saia perfeito. Então, me perdoem. No meio disso, a tag Japonês vai sair de área também porque não tenho estudado ultimamente. Mas ela volta.
Bem, vamos agora para o post atrasado da tag escrita, que eu não tive como postar ontem...
Hoje a gente vai conversar sobre a diferença entre prática e inspiração, também falarei sobre o conhecido - e temido - bloqueio criativo. Quem nunca, não é? Para começar, escrever, como alguém já disse "Escrever é 1% inspiração e 99% transpiração", não adianta usar aquela desculpa de "não tenho ânimo", "fugiram as ideias" ou "estou com bloqueio". A primeira coisa que você precisa ter em mente é que bloqueio criativo não existe. Tá, eu sei que isso é maluco, calma, vou explicar. O vencedor do prêmio Jabuti Sidney Rocha, o pernambucano Cícero Belmar e o grande Stephen King são defensores dessa teoria, o que falta para o autor é PLANEJAMENTO e PRÁTICA, essa é a causa do bloqueio criativo, a frustração de não saber como continuar que acarreta a preguiça de escrever.
Stephen King e seu discípulo Neil Gaiman são a favor do "parágrafo diário", mesmo que você ache que fez uma total porcaria, deixe lá, o que vale realmente no exercício é você estabelecer uma meta de palavras diárias e cumpri-las todos os dias, estando ou não com vontade de escrever depois você vai lá e arruma, refaz. O mês nacional de escrever novela ou nanowrimo (National Novel Writing Month) é um desafio anual competente - e muito difícil - de escrever 50 mil palavras por mês, o equivalente a 1667 palavras por dia. O objetivo desse desafio é propor disciplina nos autores e você vai ver que essa disciplina  acaba de vez com essa desculpa do bloqueio criativo. Para abrilhantar ainda mais esse post, leia NESSE LINK o post que eu fiz com as dicas de escrita desses autores pernambucanos premiados que são valiosíssimas e, se postas em prática, vão mudar totalmente o seu jeito de escrever! Vocês vão ver coisas que eu já disse aqui, mas que não custa revisar ;)

Nessa tag nós ainda vamos fazer atividades, vou falar sobre editoras, programas para escrita, construção de enredo e muito mais. Só me deixem recuperar meu tempo livre rsrsrs
Então até a próxima \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.