segunda-feira, 22 de agosto de 2016

[#Chinês] As 6 primeiras palavras

大家好!

Bem, hoje vamos aprender as primeiras seis palavrinhas em Chinês e os dois primeiros ideogramas. Pratiquem bem essas seis palavrinhas, elas serão a base das nossas primeiras sentenças, okay?
Eu estava preocupada sem saber como faria para que vocês ouvissem a pronúncia delas, aí a Ramona me deu uma ideia de hospedar o áudio no dropbox, desse modo, eu gravei os áudios com a ajuda do meu app e com a minha voz mesmo (horrível, por sinal) tem cada palavra repetida várias vezes para que vocês peguem a pronúncia certinho. Eu vou deixar o link da pasta, é só acessar e clicar pra ouvir ta bom?
[6 Palavras] se der errado me avisem!
Mas agora, vamos às palavrinhas. Vou por a grafia em Chinês e em pinyin para que vocês já vão se acostumando com os ideogramas está bem? Elas estarão aqui na mesma ordem numérica da pasta de áudio.
妈妈 -> Māma = mamãe.
A primeira sílaba é o primeiro tom e a segunda é o tom neutro.
爸爸 -> Bàba = papai
A primeira sílaba é em quarto tom e a segunda em tom neutro.
儿子 -> Érzi = filho
A primeira sílaba é em segundo tom e a segunda em tom neutro.
女儿 -> Nǚ'er = filha
A primeira sílaba em terceiro tom.
你好 -> Nǐhǎo = olá
A primeira e segunda sílaba em terceiro tom
再见 -> Zàijiàn = Adeus, tchau
primeira e segunda sílaba em quarto tom.

Agora, vamos conhecer os dois primeiros ideogramas e a ordem dos seus traços. Esses são ideogramas simples que podem ser usados sozinhos com significado completo ou vir acompanhando outros ideogramas, como nos exemplos acima em que foram usados.


Ordem dos traços


Esse é o nosso primeiro ideograma, tem traços bem simples e seu significado é, basicamente, filho. Nas palavras que aprendemos hoje ele é usado junto com dois outros ideogramas para identificar as palavras filho e filha. Veja outras palavras que o usam:

儿歌 ér gē canção para crianças

儿女 ér nǚ 1. (子女) filhos e filhas 2. (男女) homem e mulher; namorados: ~情长mergulhar no amor

儿童 ér tóng crianças: ~节Dia da Criança


Esse ideograma tem três traços e também é um ideograma simples, seu significado é feminino, mulher, filha. Pode ser usado sozinho ou com outro ideograma como no caso da palavra filha no exemplo acima em que ela foi usada com o ideograma anterior para especificar o gênero filial.
Outras palavras que o usam:
女人 (nǚ rén) - Mulher
女朋友 (nǚ péng yǒu) - Namorada
女王 (nǚ wáng) - Rainha

No próximo post a gente vai ver as primeiras sentenças e conhecer nosso primeiro verbo em Chinês! Ansiosos? Se ficou alguma dúvida já sabem: comentários. Nem sempre talvez eu possa sanar as dúvidas de vocês porque eu também estou estudando, ainda estou na aula 6. Vou passando aqui as coisas que aprendi nos meus estudos, mas se não souber o que perguntarem vou pesquisar para responder, tá bom?

再见!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.