segunda-feira, 7 de novembro de 2016

[Chinês] Palavra interrogativa I e II: 什么 (que, qual) / 谁;哪 (quem, qual;que)


大家好!
            
Hoje é segunda feira dia da nossa aula de Chinês. Nesta aula vamos aprender as palavras interrogativas em Chinês e como usá-las em sentenças. Até aqui, quase o final da primeira unidade, nós já aprendemos mais de oitenta palavras! Creio que vocês não se deram conta disso ainda. Logo teremos um teste de revisão geral, então preparem-se, essa semana e a próxima são as últimas aulas da primeira unidade.

PALAVRA INTERROGATIVA I - 什么

Em mandarim, 什么 (shénme) carrega o sentido de qual. Esses dois caracteres podem substituir o objeto que se deseja perguntar. Lembre-se que o uso dessa estrutura exclui o uso da partícula(ma). A estrutura é:
SUJEITO + VERBO +什么

什么? (Zhè shì shénme?)
O que é isso?
什么? (Nǐ xǐhuān shénme?)
Do que você gosta?
什么? (Nǐ jiào shénme?)
Qual o seu nome?
 
shén
rén - Este componente se origina do ideograma. Os caracteres que levam este radical estão relacionados em sua maioria às pessoas.

me
jiào


 PALAVRAS INTERROGATIVAS II -;

Em mandarim, (shéi) significa quem. Para formular uma pergunta, basta trocar a palavrano lugar da pessoa pela qual se quer perguntar, não havendo necessidade de modificar a oração. Lembre-se que o uso da partícula é desnecessário.
? (Nǐ shì shéi?)
Quem é você?
? (Nà shì shéi?)
Quem é aquele?
弟弟 ? (Nǐ de dìdì shì shéi?)
Quem é seu irmão mais novo?
OBS.: A palavra pode ser pronunciada de duas maneiras “shuí” e “shéi”. As duas formas são consideradas corretas.

Em mandarim, (Nǎ) carrega o sentido de qual ou que. Este pronome interrogativo é usado para formular uma pergunta, basta substituir no lugar da informação que deseja perguntar. Lembre-se que o uso da partícula é desnecessário nessa estrutura.
? (Nǐ shì nǎ guó rén?)
Qual a sua nacionalidade?
爸爸 ? (Nǐ de bàba nǎ guó rén?)
Qual a nacionalidade do seu pai?
他是 ? (Tā shì nǎ guó rén?)
Qual é a nacionalidade dele?
shéi
yáneste radical está relacionado ao ato de falar. Os caracteres compostos por este radical estão relacionados com a fala, apresentação ou comunicação oral.
nǎ 
Novas palavras:
– Jiào = chamar
什么 – shénme = o que
shéi - quem
nǎ – qual/que
guó – país/nação

E aí, gostaram da aula? Ainda essa semana, antes da sexta, eu vou voltar com um sumário de questões relativas a essa aula, vai ser uma atividadezinha para fixar. Então, fiquem atentos e estudem sempre, 好吗?
再见!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.