domingo, 27 de novembro de 2016

[Chinês] Sumário de Questões + Classificadores I

大家好!

Finalmente consegui uma folga para respirar e vou atualizar o blog! Consegui vencer o nanowrimo desse ano \o/ apesar de toda correria, eu alcancei as cinquenta mil palavras e estou muito feliz! Bem, voltando aos estudos do Chinês, e estamos finalizando a primeira unidade (que termina no capítulo números) vou começar com um pequeno sumário de questões para avaliar as últimas palavras interrogativas e já avançar com conteúdo novo. Vou tentar intensificar essa semana para ver se conseguimos concluir toda a primeira parte e dar férias a vocês até ano que vem  >_< (a menos que queiram que eu continue postando nas férias). Sem enrolação, vamos lá.

SUMÁRIO DE QUESTÕES


A: 你有没有妹妹?
B: _________________.
a)     我不吃猪肉。
b)     我没有妹妹。
c)     我不叫丽丽。
d)     我不喜欢茶。

A: ____________________
B: 我喜欢吃牛肉。
a)     你喜欢吃什么?
b)     你是?
c)     你叫什么?
d)     你是哪国人?

A: 你叫什么?
B: _______________
a)     我是美国人。
b)     我我叫丽丽。
c)     喝咖啡。
d)     我喜欢面包

你是?
a)     Qual é sua nacionalidade?
b)     Quem é você?
c)     Do que você gosta?
d)     O que você está bebendo?

§  Use as palavras do quadro para formar a tradução correta de: 你吃蔬菜?
Come — você — café — bebe — tem — arroz — vegetais

§  Você bebe café?
a)     你叫什么?
b)     你是哪国人?
c)     你吃面包?
d)     你喝不喝咖啡?

aquele (a), aquilo

ròu
carne


NÚMEROS

Um
/
Èr/ Liǎng
Dois
S ā n
Três
Quatro
Cinco
Liù
Seis
Sete
Oito
Jiǔ
Nove
Shí
dez

Esses são os números de um a dez em Chinês. Coincidentemente, a escrita é a mesma em Japonês, mudando apenas a pronúncia.

CLASSIFICADORES (Termos de medida)

            Em chinês, quando se fala de quantidades, deve-se fazer o uso de classificadores, também conhecidos como termos de medida. Em português é possível observar a existência de algumas palavras classificadoras como “peça” em “uma peça de queijo”, fatia em “uma fatia de bolo”, etc. Em chinês, os substantivos estão associados a algum classificador de acordo com o objeto que se refira. Sua estrutura é:

NÚMERO + CLASSIFICADOR + SUBSTANTIVO

(gè) é o classificador de uso mais frequente devido a sua qualidade de admitir combinações com diversos substantivos. Por exemplo: 一个人。(Yī gè rén.) — uma pessoa.
OBS.: Em chinês há centenas de classificadores, você deve aprender primeiramente os mais frequentes.
两个美国人。 (Liǎng gè měiguó rén.) — Dois americanos.
我有一个妹妹。(Wǒ yǒu yī gè mèimei.) — Eu tenho uma irmã mais nova.

vs

Em chinês existem duas formas de escrita para representar o número dois, são respectivamente (èr) e (liáng). O dígito 2 é representado por . É geralmente usado com outros números ou quando se conta até dez, quando falamos o número do telefone e etc. Ao expressar quantidades (e quando se faz o uso dos classificadores) se usa ,sendo usado também para expressar o número de coisas ou pessoas.
两个哥哥。
Liǎng gè gēgē.
Dois irmãos mais velhos.
她有两个面包。
Tā yǒu liǎng gè miànbāo.
Ela tem dois pães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.