sábado, 10 de dezembro de 2016

[Chinês] E os números da sorte são...

Na China, ainda há um forte apego às superstições relacionadas aos números. O número quatro por exemplo, é considerado um número de muito azar porque (Sì) soa semelhante a (Sǐ, morte); ao dar um presente de casamento, por exemplo, nunca dê o valor de 400 (yuán), pois atrai mau agouro, por outro lado 200, 300, 500 são muito bem vindos. Oito e nove, ambos têm conotações positivas. (bā) soa semelhante a (Fā) uma palavra associada a prosperidade.
            Em Chinês, nove, (jǐu), que traz a ideia de um longo período, para que ele possa representar a vida longa ou amor eterno.

            Algo muito curioso e que não poderia faltar nesse post é a forma como os chineses contam os números com as mãos. Quando você for ao mercado e perguntar sobre preços e quantidades dos produtos, perceberás o quão diferente é a forma como os chineses usam as mãos para contar. Diferente de nós ocidentais que usamos as duas mãos para contar até dez, os chineses preferem usar apenas uma das mãos, os sinais feitos com as mãos são tão peculiares que lembram até a língua de sinais (geralmente usada pelos surdos). Vejamos alguns exemplos:

O número três lembra um sinal de OK

o sinal para o número seis em chinês parece ter sido inspirado no hang loose (gesto tipicamente usado por surfistas), além de lembrar o sinal de fazer (um 21) uma chamada telefônica.

Essa pitadinha de sal é o sinal para o número sete em chinês.

O que para nós sugee o anúncio de um assalto a mão armada para os chineses é o sinal para o número oito.

O número nove é presentado por este sinal que mais parece um gancho


Você já ouviu falar na expressão mão de vaca referente a quem literalmente fecha a mão para os gastos? POis então, muito parecido com o sinal que representa o número dez em chinês.
O número dez ainda tem mais duas variações bem interessantes, uma delas é com os dedos cruzados como se você estivesse desejando boa sorte e outro sinal é feito com as duas mãos unindo os dedos em forma de cruz como se fosse um crucifixo para espantar demônios.

OBS: Os sinais para "um dois e quatro" são realizados de forma idêntica a nossa, por isso não constam nesse tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.