sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

[Chinês] DIAS E DATAS

大家好!你们好吗?

Nas curiosidades e aspectos da língua Chinesa dessa semana vamos falar sobre tempo. Esse post vai ser o gancho das próximas lições, 好吗? Então, vamos começar.

SEXTA OU SÁBADO?

Algo que pode gerar um pouco de confusão no início dos estudos é o fato que o primeiro dia da semana em Chinês começa a ser contado a partir da segunda feira, que de fato é o primeiro dia útil da semana, porém, o primeiro dia da semana segundo o calendário gregoriano é o domingo.

DIAS DA SEMANA

Em Chinês os dias da semana são expressos usando o termo 星期 (Xīngqí) + Número do dia (com exceção do domingo). É uma lógica bem simples de entender. 星期(Xīngqí) significa semana, o número vai indicar o dia da semana do qual se trata. Por exemplo, em Chinês segunda é o primeiro dia, então expressa-se 星期一(Xīngqíyī) e assim sucessivamente até chegar ao sábado que é o sexto dia da semana. Para domingo utiliza-se duas designações sendo星期天 (Xīngqítān) a mais comum. Veja no quadro abaixo como dizer os dias da semana em Chinês:
ORDEM
IDEOGRAMA
PINYIN
TRADUÇÃO
1º DIA
星期一
Xīngqíyī
Segunda-feira
2º DIA
星期二
Xīngqíér
Terça-feira
3º DIA
星期三
Xīngqísan
Quarta-feira
4º DIA
星期四
Xīngqísì
Quinta-feira
5º DIA
星期五
Xīngqíwǔ
Sexta-feira
6º DIA
星期六
Xīngqíliù
Sábado
7º DIA
星期天/星期日
Xīngqítān/Xīngqírì
Domingo

ACONTECIMENTO RARO


Embora o calendário gregoriano ou solar já seja bastante comum em muitos contextos chineses, o calendário lunisolar é ainda muito mais presente. A data do Ano Novo Chinês é diferente a cada ano, justamente porque está baseada no calendário lunar, e muitas pessoas comemoram seus aniversários lunares em vez de seus aniversários solares.

E como bônus, vou ensinar como perguntar que dia é:

Nesse videozinho a gente vê os dias da semana e como se pronunciam, está em inglês (como a maioria do material para estudar Chinês disponível de graça na internet), mas o que vale realmente é a pronúncia. A ordem dos dias (pra quem não sabe inglês) está a mesma do quadro acima. Ouçam e repitam.

E por hoje ficamos por aqui. Bom fim de semana e até a próxima aula!
再见!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.