segunda-feira, 20 de março de 2017

A ordem e o limite dos termos que expressam o tempo.


Essa é a última aula do capítulo sobre o tempo e esse é o penúltimo capítulo da unidade II. Eu mesma vou precisar rever os últimos capítulos dessa unidade porque acabei me dispersando um pouco nos estudos. Na próxima aula vamos falar sobre direções.

A estrutura 早上 Zǎoshang, 上午 shàngwǔ, 中午 zhōngwǔ, 下午 xiàwǔe 晚上 wǎnshàng+ HORA pode ser usada para indicar HORA + a.m/p.m. As palavras que expressam o tempo devem ser colocadas antes do tempo específico.
上午十点(Shàngwǔ shí diǎn.)
10:00 a.m.
下午两点(Xiàwǔ liǎng diǎn.)
2:00 p.m.
晚上八点我去饭馆(Wǎnshàng bā diǎn wǒ qù fànguǎn.)
Às 8:00 p.m, eu irei ao restaurante.
下午三点我去超市(Xiàwǔ sān diǎn wǒ qù chāoshì.)
Às 3:00 p.m. eu vou ao supermercado.
            Como os chineses usam um horário de 12h (com a.m. e p.m.) é muito comum usar as palavras de tempo para expressar um tempo específico. Mas em chinês não é feita uma limitação muito clara entre esses períodos de tempo. Por exemplo, 8:00 a.m. pode ser enquadrado como 早上 ou 上午 o uso desses termos acaba sendo eletivo.
早上我去机场。(Zǎoshang wǒ qù jīchǎng.
De manhã eu irei ao aeroporto.
上午我去隐含。Shàngwǔ wǒ qù yǐn hán
De manhã eu vou ao banco.
中午我去饭馆。(Zhōngwǔ wǒ qù fànguǎn.
Ao meio dia eu irei ao restaurante.

Palavras da lição:

早上 Zǎoshangmanhã (cedo)
上午 shàngwǔManhã (pela manhã)
中午 zhōngwǔmeio dia
下午 xiàwǔtarde

晚上 wǎnshàngnoite

Caracteres desta lição:

wǎn
Componentes do ideograma:
日 (rì) - sol
⺈ radical
口 (kǒu) - boca
儿 (ér) - filho

Zǎo
Componentes do ideograma:
日 (rì) - sol
十 shí - dez
wǔ
午 tarde - componente único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.