terça-feira, 1 de abril de 2014

Entenda a Letra: Lithium - Evanescence


Recentemente, descobri uma leitora que curte essa tag do blog com as músicas do Evanescence. Então essa vai especialmente pra ela. Foi a primeira música da banda que eu ouvi e é uma letra que curto demais! Eu estou realmente afastada do blog por questões de tempo, virei sempre que der para vir, por exemplo, esta postagem está saindo às 01h42min da manhã. Realmente estou sem tempo viável para postar, por isso desculpem.

Lítio

Lítio, não quero me trancar por dentro
Lítio, não quero esquecer como é a sensação de estar sem
Lítio, quero permanecer apaixonada pela minha tristeza
Oh, mas, Deus, eu quero deixá-la
Não se engane, nada com Amy Lee é por acaso. Tudo sempre tem uma razão e, no caso do lítio escolhido como nome da música não é apenas porque o nome fica eufônico com a melodia! Para quem não sabe, os sais de lítio são usados para tratamento de transtorno bipolar, daí você tira a razão para uma letra que parece ser tão simples, mas que fala mais do que parece. A gente nota, nessa primeira estrofe, que os sentimentos ai são conflitantes, ao mesmo tempo em que o eu lírico quer continuar submerso em sua dor ela sente-se sufocada por ela. E é sobre esse conflito interno que Lítio trata.
Venha para a cama, não me faça dormir sozinha
Não poderia esconder o vazio que você deixou à mostra
Nunca quis que fosse tão frio
Apenas não bebeu o suficiente para dizer que me ama
Bom, as letras da Amy normalmente expressam as coisas que ela sente ou são dirigidas à alguém, como Call me When You're Sober que ela escreveu para seu ex companheiro Shaun Morgan. Eu posso estar enganada, mas essa passagem na letra expressa no último verso dessa estrofe faz novamente uma menção a ele principalmente considerando que ambas as músicas são do mesmo álbum. Só quem já viveu presa em um relacionamento assim, dividido entre o real e o imaginado (sóbrio e são) sabe como é. Eu posso imaginar pelo que já vi, mas nem de longe desejo descobrir como é.
- Ponte -
Não consigo me segurar
Pergunto-me o que há de errado comigo?
Ela se questiona a razão pela qual ela não faz nada para mudar o que está acontecendo, o motivo pelo qual fica oscilando entre a felicidade e a tristeza, sendo nesse caso a tristeza mais constante.
[refrão]

Não quero deixar isso me abater desta vez
Afogar minha vontade de voar
Aqui na escuridão eu conheço a mim mesma
Não posso me libertar até largar isso, me deixe ir

Querido, eu perdoo você depois de tudo
Qualquer coisa é melhor do que ficar só
E no final eu acho que eu tinha que cair
Sempre encontro o meu lugar entre as cinzas
Lítio fala da luta entre a tristeza e a felicidade, que é basicamente o que acontece com a pessoa que sofre desse distúrbio, mas seu sentido é muito mais "profundo" que isso. É um desabafo de Lee acerca dela mesma, é uma letra que reflete seu conflito interno na luta para vencer a tristeza e perder o medo de alcançar a própria felicidade. Ela busca superar a si mesma na tentativa de construir algo sólido que lhe permita sentir segura e ao mesmo tempo alçar voo nas asas dos seus sonhos.
- Ponte -

[refrão]

Informações extras:
A vocalista e compositora Amy Lee descreveu a canção como "algo que abraça sentindo mais dormência". Durante uma entrevista à VH1, ela disse:
Cquote1.svgEu escrevi o refrão no violão quando eu tinha uns 16 anos. Eu sempre pensei que era um coro legal, mas eu nunca usei para nada. Eu comecei a tocar no piano e os versos vieram. Eu tenho uma pilha de peças arrumadas em minha mente de que talvez eu use algum dia. De certa forma, é uma música antiga, mas não realmente. Ela cresceu.1Cquote2.svg
Em uma outra entrevista à MTV, Lee disse:
Cquote1.svgNão é literal. Não é sobre a droga, eu nunca havia ingerido lítio anteriormente. É uma espécie de metáfora sobre dormência, felicidade e sorte como, ele está olhando para a felicidade de uma forma negativa, porque você sabe, eu sempre tive medo de ser feliz. Como com a banda, a arte e tudo mais, é como se eu nunca mais vou me deixar romper na felicidade, porque não é legal ou algo assim. O lítio é a felicidade, como dizer 'isso é dormente, eu não irei ser capaz de ser um artista quando estiver feliz', o que é hilário, porque eu estou feliz. Então é como essa luta dentro da música, 'eu faço isso ir ser feliz ou eu devo chafurdar ela como sempre faço?' e isso é legal, porque no final da canção eu digo 'eu vou deixá-lo ir', como eu vou ser feliz.Cquote2.svg
— Lee sobre a canção "Lithium".2
A droga em si, carbonato de lítio, é normalmente utilizada como um estabilizador de humor para prevenir o comportamente maníaco agudo em pacientes com transtorno bipolar.
[FONTE: Wikipédia]

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico muito feliz, obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Show! Lítio é muito utilizado para previnir tentativa de suicídio, pois ele reduz a hiperexcitação dos neurônios e, por consequência, diminui a hiperatividade psicomotora. É uma sensação de "estar trancada por dentro" realmente, "na escuridão" porque a dor e o sofrimento são sentidos numa intensidade menor, porém a felicidade também é pouco sentida...

      Excluir
    3. Não sei se os remédios que eu tomei tinham esse componente, mas eu me sentia exatamente assim, presa por dentro. Por isso parei o tratamento e não quis mais voltar pro psiquiatra, era uma sensação muito ruim. Obrigada pelo comentário explicativo! Volte sempre! :)

      Excluir
  2. Pra quem precisa tomar o lítio, a letra faz todo o sentido

    ResponderExcluir

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.