segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A Girl Like Her

Data de lançamento: 27 de março de 2015 (EUA)
Direção: Amy S. Weber
Canção original: I Can Say
Roteiro: Amy S. Weber
Elenco: Hunter King
Lexi Ainsworth
Jimmy Bennett

Sinopse: Jessica Burns (Lexi Ainsworth) de 16 anos, tem um segredo que tem medo de compartilhar qualquer pessoa – exceto seu melhor amigo, Brian Slater (Jimmy Bennett). No ano passado ela foi vítima de assédio de outra menina – seu ex-amiga , Avery Keller (Hunter King), uma das alunas mais populares e belas do segundo grau da escola South Brookdale. O que você pode fazer quando o mundo vê a imagem de uma pessoa, mas não a realidade? Com a ajuda de Brian e uma câmera digital escondida, a evidência de assédio implacável de Avery é capturada e, finalmente, expostas ao trazer as duas meninas e suas famílias frente a frente com a verdade. O filme é um documentário-drama sobre bullying, vingança e superação.

Hoje eu vim falar de um filme que aparentemente ninguém conhece muito e deveria. A Girl Like Her é um filme naquela pegada 13 Reasons Why (o livro, a série não), que toda escola deveria exibir para seus alunos. Eu mesma não conhecia esse filme, vim descobri-lo porque a professora de ética da minha irmã passou para a sala dela assistir e resenhar, eu vi com ela e gostei muito. A história segue Jessica Burns, uma adolescente que é intimidada por Avery Keller que, um dia, foi sua melhor amiga. A única pessoa que sabe o que acontece com Jessica é Brian, seu melhor amigo, que a convence a usar uma câmera escondida e gravar as agressões de Avery, assim eles teriam uma prova para dizer a alguém sobre o que acontecia, o problema é que Jessica não queria que ninguém soubesse, ela tinha vergonha daquilo principalmente pelo tipo de conteúdo que Avery lhe enviava todo dia no celular, no email e dizia na escola.
Cansada de tudo que estava acontecendo, Jessica acaba tomando um frasco de comprimidos e entra em um crítico estado de coma. Uma equipe de TV começa a investigar o que havia acontecido na escola e vários alunos passam a ser entrevistados para uma matéria sobre bullying, alguns admitem que já haviam visto Avery intimidar Jessica na escola, mas não tiveram coragem de intervir ou contar para algum professor na escola. Os próprios professores admitiram perceber uma mudança no comportamento da aluna, mas não deram a devida atenção. Enquanto isso, somos levados a ver o lado de Avery também, ela mora com os pais que vivem brigando, um irmão que largou a faculdade e vive de jogar video game e rodeada de amigas que só falam sobre garotos e compras e se preocupam com a popularidade dela, não com ela de fato.
Ainda assim, mesmo vendo o lado de Avery (que eu achei mais mimada e vazia que qualquer outra coisa) a gente percebia que ela atacava Jessica daquela maneira simplesmente para aumentar o proprio status na escola, mas na frente de todo mundo ela era a menina popular, inteligente e promissora.O que mais me revoltou foi que, segundo Brian, todo o cerne do problema foi uma prova em que Jessica imperceptivelmente não deixou que Avery colasse dela. (Ridículo, apenas). O que me pareceu foi que ela estava querendo alguém para descontar suas frustrações pessoais, várias vezes ela diminuía Jessica e Brian na frente das amigas para se sentir superior e forte.
Conforme a investigação avança e o estado de Jessica piora, Brian quebra a promessa que havia feito a ela de não mostrar as gravações a ninguém e dá a equipe de filmagem todos os DVDs que Jessica gravou na câmera oculta durante seis meses. Ao encarar as coisas que fez com Jessica, Avery acaba percebendo a gravidade da sua atitude e se arrepende do que fez, contudo, apesar da ficção ter dado certo, nem sempre o agressor tem alguém do lado para mostrar que ele esta errado e ajudá-lo a reconhecer seus erros.
O bullying é algo real que acontece em todos os países (alguns mais que outros) todos os dias e ninguém está nem aí, não se dão conta da gravidade do assunto até que alguém se machuque por isso. O bullying praticado por Avery era, sem dúvida, o pior deles, porque não era algo físico, mas principalmente psicológico, ela perturbou a mente de Jessica a tal ponto que ela acreditou que a vida dela não valia a pena, que se ela desaparecesse seria melhor para todo mundo, sem considerar, inclusive, sua familia. Por isso eu disse que toda escola deveria exibir esse filme em salas de aula, para que os jovens e adolescentes entendessem que suas ações tem consequências sobre as outras pessoas e que só é engraçado quando a pessoa fonte da piada também ri. 
Achei um filme não apenas muito válido, mas muito bonito também, me emocionei em vários momentos e me pus no lugar de muitos personagens. Vale muito a pena ser visto. Tem ele na netflix,mas como eu não tenho netflix, assisti na internet mesmo por esse site a legenda tá em inglês em alguns poucos momentos, mas dá pra entender, 99% do filme está legendado em português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.