segunda-feira, 27 de novembro de 2017

[Chinês] 菜,辣,苦,咸,酸,甜 / Partícula 的 em frases curtas.

E chegamos a última aula de Chinês do ano! Nesse último capítulo da unidade III vamos tratar dos sabores, nada melhor que falar de comida, não? Aprender como dizer sobre nossas preferências de gosto e ainda o nome de mais alguns alimentos. Vou postar também, em uma outra postagem, a revisão da unidade. Espero que tenham gostado de tudo que viram até agora e o ano que vem espero postar as próximas unidades!
我喜欢咸的菜。

菜 (cài) - prato (tipo de comida)
辣 (là) - picante; apimentado
苦 (Kǔ) - amargo
咸 (xián) - salgado
酸 (suān) - ácido, azedo
甜 (tián) - doce
苹果 (Píngguǒ)- maçã
香蕉 (xiāngjiāo) - banana
橙子 (chéngzi) - laranja
草莓 (cǎoméi) - morango


  1. 这个菜很辣。Zhège cài hěn là.
  2. 我觉得这个菜太辣了。Wǒ juédé zhège cài tài làle.
  3. 这盘黄瓜非常苦。Zhè pán huángguā fēicháng kǔ.
  4. 这盘芹菜真 (苦)Zhè pán qíncài zhēn (kǔ)
  5. 这盘牛肉很咸。zhè pán niúròu hěn xián.
  6. 咸 Xián
  7. 这个菜怎么样 zhège cài zěnme yàng
  8. 这盘芹菜怎么样 (苦)zhè pán qíncài zěnme yàng (kǔ)
  9. 我觉得这盘牛肉太咸了。wǒ juédé zhè pán niúròu tài xiánle.
  10. Este prato é muito picante.
  11. Este prato de pepino é realmente amargo!
  12. Eu acho carne bovina muito salgada.
  13. Este prato é muito salgado.
  14. Eu acho aipo extremamente amargo.
  15. 我不吃酸的苹果。Wǒ bù chī suān de píngguǒ.
  16. 我想吃甜的香蕉。Wǒ xiǎng chī tián de xiāngjiāo.
  17. 我想买酸的橙子。Wǒ xiǎng mǎi suān de chéngzi.
  18. 你想买什么? Wǒ xiǎng mǎi suān de chéngzi. (laranjas ácidas)
  19. Eu gosto de morangos doces.
  20. Eu quero comprar maçãs doces.
  21. Eu quero comer laranjas doces.

Partícula 的 em frases curtas.


我喜欢甜的A partícula de posse 的 pode ser usada depois de um adjetivo para modificar um substantivo. Em alguns casos, é possível omitir o substantivo neste tipo de oração. O uso de 的 em uma frase pode ser usado para indicar uma pessoa ou coisa, Funciona como sujeito ou objeto em uma oração. Vejamos o exemplo:
我喜欢甜的菜。
Eu gosto de pratos doces.
Na oração acima, o substantivo 菜 (cài) depois de 的 pode ser omitido, assim, a oração pode ser escrita da seguinte forma:
我喜欢甜的。
Eu gosto de doces.
的, nesse caso, é usado para formar uma expressão nominal.

  1. 我喜欢吃甜的苹果。Wǒ xǐhuān chī tián de píngguǒ.
  2. 我喜欢吃甜的。Wǒ xǐhuān chī tián de.
  3. 我想喝酸的。Wǒ xiǎng hē suān de.
  4. 我想买。。。Wǒ xiǎng mǎi...  (picante)
  5. 我喜欢吃辣的和甜的。wǒ xǐhuān chī là de hé tián de.
  6. 苦 Kǔ
  7. 酸的。suān de.
  8. 你吃咸的吗? Nǐ chī xián de ma? (sim)
  9. 你买苦的吗? nǐ mǎi kǔ de ma? (não)
  10. salgado
  11. Eu compro salgado.
  12. 你喜欢甜的还是酸的? Nǐ xǐhuān tián de háishì suān de?
  13. você come picante ou azedo?
  14. eu gosto de comer salgado.
  15. 你喜欢吃甜的还是苦的? Nǐ xǐhuān chī tián de háishì kǔ de? (doce)
  16. você come doce ou azedo?
  17. Eu gosto de amargo.
  18. Eu não como picante.
  19. Eu gosto de doce.
  20. Eu bebo doce.

Ideogramas das lições



艹 (cǎo)grama

十 (shí) dez

口(kǒu) boca



艹 (cǎo) grama

采 (cǎi) escolher




木(mù) árvore

癶 (bō) passos

豆 (dòu) feijão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.