sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Detective Dee and the mystery of phantom flame


Título Original: 狄仁杰之通天帝国 (Dí Rénjié Zhī Tōngtiān Dìguó)
Ano: 2010
País de Origem: China/Hong Kong
Direção: Tsui Hark
Gênero: ação, aventura, mistério
Elenco: Andy Lau
Carina Lau
Li Bingbing
Tony Leung Ka-fai
Deng Chao
Adaptado de Detective Dee and the Mystery of the Phantom Flame por Lin Qianyu

Sinopse: Wu (Carina Lau) está prestes a se tornar a primeira imperatriz chinesa, mesmo com toda intriga de seus opositores. Porém, quando pessoas ligadas à construção de um Buda gigante morrem de maneira misteriosa, ela tem que convocar D (o grande astro chinês Andy Lau) para que o caso seja solucionado antes do grande dia da posse. Junto com a empregada da futura imperatriz (Li BingBing) e um investigador (Gend Chao), D enfrentará os mais improváveis inimigos nessa aventura lendária repleta de efeitos especiais e com as mais fantásticas cenas de luta.

Cronologicamente falando, esse filme se passa depois do outro Detective Dee que eu postei aqui, embora na ordem de lançamento esse venha primeiro. Nesse capítulo nós acompanhamos Dee já adulto, enquanto no outro ele lutou para salvar a vida do imperador e manter a dinastia Tang, neste o imperador já havia morrido e ele estava preso por se opor ao reinado da imperatriz Wu, mas mortes estranhas no império fazem com que a imperatriz traga-o de volta da prisão com o intuito de resolver o caso antes de sua coroação. Esse filme se situa no que foi conhecido como o início da dinastia Zhōu (周) que durou de 690 a 705 a.C.  
Especula-se no reino que a imperatriz foi a causadora da morte do imperador, todos os estudiosos e ministros eram contra uma mulher no comando da China, um dos príncipes, inclusive, era aberto quanto ao seu plano de impedi-la de subir ao poder. A construção de um enorme buda na frente do palácio imperial estava sendo finalizada para a coroação de Wu como imperatriz soberana, dentro dessa enorme construção corria uma história de que aquele que tirasse algum talismã protetor do centro da construção seria punido pelos deuses, é o que acontece com um dos ministros que entra em combustão espontânea. Quando outro ministro também morre da mesma maneira, a imperatriz manda trazerem Di Renjie, se ainda estiver vivo, para solucionar o caso antes da coroação e para isso conta com a sua general de confiança Wan'er para escoltá-lo e servi-lo.
Inicialmente os dois não se dão nada bem. Enquanto investiga o caso, o detetive é atacado várias vezes por assassinos a quem atribui de mandantes os ministros que são contra a ascensão da imperatriz Wu, com a ajuda de Pei Donglai um general esquentadinho, arrogante, mas inteligente, ele descobre uma conspiração de rebeldes contra o reinado de Wu um deles seu grande amigo Shatuo Zhong responsável pela construção do Buda e que, anos antes, havia perdido uma mão pelo comando da imperatriz acusado de roubo (se bem me lembro ou foi outra coisa). 
Eles estavam usando bichos de fogo como veneno para fazer com que as pessoas entrem em combustão, uma vez no organismo, o veneno age quando a pessoa entra em contato com o calor mesmo do sol, fazendo com que seu sangue e a água do corpo entrem em ebulição até o corpo inteiro explodir. O plano era fazer o buda cair sobre o palácio bem no meio da coroação, matando a imperatriz e todos os outros, Dee consegue impedir que o assassinato aconteça, mas precisará pagar um preço alto por isso.
Se comparado ao segundo filme, achei esse bem chatinho. Apesar de ter boas lutas e um mistério bem bacana, o enredo não me prendeu tanto quanto A Ascensão do Dragão (sem contar que temos Mark Chao, Feng Shaofeng e Kim Bum naquele filme, né? Nem compara!) achei o final de Dee bem triste, nunca imaginei que um detetive tão competente e inteligente como ele terminaria daquela forma, foi meio revoltante (não,ele não morre). Se fosse pra escolher, diria que o outro filme valeu mais a pena.

Onde encontrar: Tanto esse quanto o outro estão disponíveis legendados pelo Asian Movie e eu fortemente recomendo legendado, dublado é bem podre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.