quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Esportes - Continuação

Vocabulário

足球 (Zúqiú)- futebol, bola de futebol
骑 (qí) - montar; andar de; andar a
自行车 (zìxíngchē) - bicicleta
跑步 (pǎobù) - correr
游泳 (yóuyǒng )- nadar
踢 (tī)- jogar (para esportes praticados com os pés)

Ideogramas

Componentes:
足 (zú) - pé
日(rì) - dia; sol
勿 (wù) - não

yóu
Componentes:
氵(shuǐ) - água
方(fāng) - quadrado
子(zǐ) - criança

pǎo
足 (zú) - pé
勹 (bāo) -embrulho
巳 (sì) - ano da cobra

Atividade

  • 我会踢足球。(Wǒ huì tī zúqiú.)
  • 我会骑自行车。(Wǒ huì qí zìxíngchē)
  • Eu costumo nadar.
  • 我和我的朋友一起踢足球。(Wǒ hé wǒ de péngyǒu yīqǐ tī zúqiú)
  • 骑自行车。(qí zìxíngchē.)
  • Eu nado na escola.
  • Eu não sei jogar futebol.
  • Eu costumo correr.
  • Você sabe andar de bicicleta?
  • 我喜欢骑自行车。(Wǒ xǐhuān qí zìxíngchē.)
  • Eu sei nadar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.