domingo, 22 de abril de 2018

[Chinês] Clima

Eu juro pra vocês que não postei a aula na sexta porque eu esqueci! Como eu mudei o dia de faxina pra sexta acabei não fazendo agenda pro dia e tem acontecido umas coisas muito chatas aqui em casa, no meio da loucura acabei esquecendo e só tive tempo de passar a aula pra cá hoje.
Neste capítulo vamos começar a falar sobre clima, como perguntar como está o clima, etc. Inicialmente não há gramática em destaque, é basicamente as estruturas que vimos até agora, então, vamos ver um vocabulário novo e a aplicação em uso, okay?

Vocabulário:
晴天 (Qíngtiān) - ensolarado
阴天 (yīn tiān) - nublado
下雨 (xià yǔ) - chovendo
下雪 (xià xuě) - nevando
天气 (tiānqì) - tempo (climático)

Então, basicamente para dizer como o tempo está nós usamos Tempo + Clima, por exemplo: 今天晴天。(jīntiān qíngtiān) Hoje faz sol ou hoje está ensolarado. Para perguntar como o clima está a gente vai usar uma palavrinha interrogativa que já aprendemos: 怎么样 (zěnme yàng) lembram dela, né? Então, para saber como o tempo está a lógica é a mesma: tempo + 天气 (tiānqì)  +怎么样? Por exemplo: 昨天天气怎么样? (Zuótiān tiānqì zěnme yàng?) Como estava o tempo ontem? Facinho, né? Com base nisso, tentem então traduzir as sentenças abaixo:

  1. amanhã estará nublado.
  2. 明天天气怎么样? (Míngtiān tiānqì zěnme yàng?)
  3. 明天下雨。(Míngtiān xià yǔ)
  4. hoje neva.
  5. 昨天天气怎么样? (Zuótiān tiānqì zěnme yàng?) (ensolarado)
  6. como estará o tempo segunda feira?
  7. 昨天天气怎么样? (Zuótiān tiānqì zěnme yàng?)(nublado)
  8. 明天下雨吗? (不)(míngtiān xià yǔ ma?)
  9. hoje está ensolarado.
  10. Como está o tempo hoje? 

Ideogramas da lição:
xuě - neve

qì - gás, clima, ar, odor, irritar-se

yǔ - chover, chuva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar seja sempre respeitoso à opinião do outro. Nem todo mundo pensa como você e a diversidade existe para isso. Exponha suas ideias sem ofender a crença ou a opinião de ninguém. Comentários com insultos ou discriminação de qualquer natureza serão excluídos.